Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ainda Tem Etiqueta

Ainda Tem Etiqueta

Plano A

por Francisca, em 21.12.14

 

Abri uma conta poupança. Todos os meses vou colocar uma quantia de lado. O que sobrar no final do mês vai para lá também.

Para me organizar comprei o Kakebo e fiz o meu próprio organizador. Falarei no Kakebo noutro post. O meu organizador é um dossier simples, cor de rosa, de tamanho A4, com vários separadores e micas. Está dividido por secções: supermercado, livros, receitas, despesas fixas e despesas de saúde. Com as respectivas micas.

Nessas micas vou colocar todas as facturas com os devidos contribuintes. Em 2015 não vou ser preguiçosa, vou dar o contribuinte! Para além disso, quero dividir as despesas do meu filho com o contribuinte dele. Roupa, saúde e alimentação. Eu preciso dessa organização porque quando chega o IRS nunca sei de nada. Tenho de andar a abrir e a fechar gavetas à procura de recibos. Vou anotar tudinho. Cada cêntimo. O problema vai lembrar-me, mas vou tentar criar um horário só para esse registo. Durante o pequeno-almoço no dia seguinte, ou na pausa do café a meio da manhã. 

Assim que receber o ordenado vou pagar as despesas fixas, como tenho feito até aqui. Coloco o valor de parte e parto à aventura. Meto umas coisas à vendas nos sites de vendas. E depois um dia de cada vez. 

Todos os meses tenho 250 euros para gastar no supermercado. Em casa somos quatro. O valor é sempre gasto e nunca sobra nada. Gostava de conseguir gerir melhor esse valor. Vou andar em cima das promoções. Prefiro fazer as compras do mês de quinze em quinze dias, em vez de uma só vez. Já vi que poupo mais assim. 

Em relação à roupa, acho que vai ser mais fácil gerir isso. Só preciso de ir tirando algumas ideias aqui e acolá. E quem sabe aprender a modificar algumas peças. Criar alguns coordenados com antecedência vai ajudar-me.

Costumo receber antes do fim do mês, lá para dia 25/26. Janeiro vai ser um mês grande. Passagem de ano, vou ter o meu aniversário, o aniversário da minha sobrinha mais velha. O pior? Os saldos estão a chegar. Vou precisar de muita força. 

Ocupar-me e manter-me longe dos centros comerciais. Ah, e os sites online. Para não chorar. Só preciso pensar que vai compensar no final todo o esforço. Não é verdade?

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Tags

mais tags

Links

  •  
  • Livros

    Bimby

    Supermercado

    Blogs Inspiradores